18 de out. de 2009

ESTÁ COMPROVADO: A MÚSICA MELHORA O DESEMPENHO DO CORREDOR

Olá, pessoal. Esta semana minhas corridas ficaram um pouco sem graça: meu mp3 quebrou! Há pessoas que dispensam o aparelhinho na hora do treinos, mas eu não me vejo correndo sem ele.




Correr sem música também pode se mostrar interessante, pois neste caso avaliamos melhor nosso estado geral de respiração, ritmo e cansaço; ficamos mais focados no treino e observamos melhor o que está acontecendo ao nosso redor. Porém, em determinados pontos do treino, uma POWER MÚSICA pra animar certamente melhoraria o rendimento de qualquer pessoa, já que a "cabeça" representa 70% da força motriz numa corrida. Não adianta estar preparado fisicamente se o psicológico não estiver equilibrado e determinado em cumprir a distância e o ritmo planejados.

Em pesquisas recentes ficaram comprovados os principais benefícios da música durante a corrida:

1) Manutenção do ritmo;
2) Menor percepção do esforço;
3) Menor concentração do ácido lático (menos fadiga);
4) Aumento da resistência muscular;
5) Aumento da satisfação e do prazer.

A música, pelo menos no meu caso, só tem espaço quando estou correndo em locais seguros (esteira, clubes fechados ou locais sem tráfego). Quando preciso ir para a estrada, tenho que estar 100% concentrada nos carros, senão o risco de eu ser atropelada passa a ser enorme. Além disso, durante as provas (corridas oficiais) eu deixo meu mp3 de lado. Afinal de contas, aquele momento é perfeito para interagir com as pessoas, fazer amizades, rever os amigos e curtir o clima da corrida.
O interessante quando falo neste assunto é perceber que meu gosto pela música é meio esquizofrênico. É que boa parte das músicas que ouço durante a corrida eu não costumo ouvir, em casa, nos meus momentos de lazer. Ora, pra correr é preciso manter um ritmo...  a música tem que ter a BATIDA PERFEITA. De uma forma geral, não dá pra correr ouvindo mpb, rock e música clássica (meus gêneros preferidos).

    Aqui vai uma lista de 50 músicas para uma boa corridinha (deixei de fora as nacionais... depois faço um post só com as minhas músicas tupiniquins preferidas para o cooper):

Para aquecer:

1) The police - every breath you take
2) The cramberries - dreams
3) Michael jackson - the way you make me fell
4) Madonna - miles away
5) Ace of base - the sign

Para a corrida:

6) A-ha - take on me
7) Five - keep on movin
8) Black eyed peas - 1 gotta felling
9) Bryan adams and mel c - when you´re gone
10) The killers - mr. brightside
11) The offspring - all I want
12) Madonna - ray of light
13) Lady gaga - poker face
14) Bon jovi - its my life
15) Lady gaga - just dance
16) The cure - boys don´t cry
17) Foo fights - learn to fly
18) REM - shiny happy people
19) Nelly furtado feat timberland - promiscuos girl
20) Madonna - celebration
21) Cher - believe
22) Culture club - karma chameleon
23) The offspring - the kids aren´t alright
24) The cramberries - animal instinct
25) Madonna - sorry
26) Guns n´roses - sweet child of mind
27) Hanson - a minute without you
28) Abba - mama mia
29) Black eyed peas - don´t lie
30) Britney spears - break the ice
31) Coldplay - viva la vida
32) Counting crows - accidentally in love
33) Cyndi lauper - girls just wanna have fun
34) Eagle eyed cherry - save tonight
35) The cure - friday I´m in love
36) Tatu - all about us
37) Hole - celebrity skin
38) Mariah carey - obssessed
39) Pink - don´t let me get me
40) Roxette - dangerous
41) TLC - no scrubs
42) Katy perry - hot n cold
43) The wonders - that thing you do
44) Rocky theme song - eye of tiger
45) Underworld - born slippy

Para desaquecer:

46) Nelly furtando - all good thing come to an end
47) Faith no more - easy
48) Goo goo dolls - iris
49) Oasis - champagne supernova
50) U2 - I still haven´t found what I´m looking for

Há um ótimo artigo publicado na revista Contra Relógio com sugestões de sites para encontrar as melhores músicas. vale a pena dar uma lida:


Abraço,
Lu


Um comentário:

  1. Nunca corri escutando música, mas, com essas dicas me deu vontade de fazer um teste, pra ver se gosto da brincadeira e passo a fazer alguns treinos ao som de boas batidas. Muito boa a lista de músicas sugeridas.

    Abraços e boa semana!!!

    ResponderExcluir